domingo, 30 de março de 2008

Yael Naïm




Tararatata
Por Gui Campos

Minha primeira postagem de música é a última cantora muito boa que me "apresentaram". O nome dela é Yael Naïm.

A música
New Soul estourou no começo desse ano após aparecer em um comercial da Apple. Mas ela tem o seu mérito pela boa aceitação. Yael conseguiu construir vários climas agradáveis dentro da mesma música com o bom casamento entre sua voz doce, o arranjo (um piano com os baixos marcados no começo, os sopros dando um ar bonachão e um violão que entra na hora certa) e uma melodia simples - característica geralmente comum às boas músicas que não conseguem ser esquecidas.

Essa música está em seu
segundo disco, entitulado Yael Naïm. As demais músicas são bem interessantes também. Entre elas há uma versão mais lenta da Toxic, da Britney Spear. Ela canta em francês, inglês e hebreu. Vale a pena ouvir todo o disco. Até porque não é todo dia que se escuta alguém cantando em hebreu...

Biografia
Yael nasceu em 1978, em Paris. Filha de pais judeus, aos 4 anos mudou-se para Israel, onde passou a infância. Lá, estudou música e piano clássico por 10 anos em um conservatório. Serviu às Forças de Defesa de Israel (todos lá são obrigados a servir o exército por 2 anos, inclusive mulheres), mas sua função era de solista da Orquestra da Força Aérea Israelense. Durante esse período cria o grupo The Anti Collision e começa a tocar em clubes em Israel.

Seu primeiro disco (
In a man's womb - 2001) não foi muito bem sucedido. Convidada para atuar na comédia musical Les Dix Commandements, fez parte do elenco por dois anos e meio.

Yael já estava quase largando a carreira de musicista quando conheceu o percussionista David Donatien. Por dois anos criaram arranjos e gravaram músicas para o seu segundo disco (Yael Naïm), lançado em outubro de 2007 pelo selo Tôt ou tard. Na semana seguinte ao lançamento, o disco já estava em 11º lugar na lista francesa das mais pedidas.

Em 2008 Steve Jobs, o criador da Apple, escuta a música
New Soul e resolve usá-la na campanha da Apple para a publicidade do Macbook Air. Rapidamente ela já estava entre as Top 10 na lista da revista americana Billboard.

Internet:
Baixar o disco "Yael Naim"
Comercial da Apple no YouTube
Página oficial de Yael Naïm

2 comentários:

Anônimo disse...

boa dica! A versao de Toxic é o máximo! já tenho o disco! hehe
beijos,ana rita

Darcy Cabelereira disse...

otima dica, guiguigo.
gostei muito.