segunda-feira, 15 de junho de 2009

Madrid de todos

por Gui Campos

Por pura injustiça, Madrid nem sempre é incluída nos itinerários pelo velho continente. Capital meio esquecida entre as cidades européias, encravada no centro da península ibérica, uma ferida no meio da Espanha profunda – a mais tradicional, que recebe pessoas de todas as partes do mundo e, pouco a pouco, aprende a conviver com o novo.

Em cada ruazinha, percebe-se que é feita de misturas: de culturas, de sabores, de odores, de cores. A mistura entre o moderno e o antigo, que dividem espaço na arquitetura, nas placas que dão nomes às ruas ou aos bares. Mistura de muitas línguas, que fazem cócegas nos ouvidos a cada caminhada pelas ruas do centro, sempre cheias de gente.

E se, em alguns momentos, é irritante a falta de educação de algum espanhol mais mal humorado, basta que saia o sol e a cidade se esquente um pouquinho para todas as praças se encherem de pessoas lendo, passeando com seus cachorros ou apenas curtindo o calor, e a antipatia já vai imediatamente embora.

Sem falar no clima boêmio da cidade, que ainda guarda o espírito da movida madrileña dos anos 80, bem retratada nos filmes de Almodóvar. São milhares de bares (impressionante como mesmo pela manhã estão cheios), com suas patas de jamón penduradas nas paredes e suas cervejas que costumam vir acompanhadas por algum tira-gosto, as famosas tapas. E não é raro entrar em algum café sem saber bem por que e descobrir por acaso um concerto incrível.

Para desfrutar Madrid é preciso pouco. Sem dúvida há visitas obrigatórias como a Plaza Mayor, os museus Rainha Sofia e Prado e o parque do Retiro, mas nada como um passeio sem compromisso e sem roteiro por suas ruas. Entrar em algum dos muitos espaços culturais da cidade, observar as pessoas, os detalhes dos edifícios e as esculturas que os adornam, escutar sem pressa um músico de rua na calle Preciados e curtir um pôr-do-sol no Templo de Debod. Aí sim, é possível imaginar um pouco melhor quão prazeroso é viver nesta cidade.

- Texto escrito para o livro fotográfico "As portas do Velho Mundo", de Monique Renne.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dois clipes foda...

Preguiça de escrever, então vou só colar as informações dos vídeos no Youtube.

São dois clipes incríveis. O primeiro é "Her morning elegance", de Oren Lavie, um stop motion muito bonito e criativo. O segundo é 1234, da Feist, um plano seqüência muito bom também.



Her Morning Elegance
Directed by: Oren Lavie, Yuval & Merav Nathan
Featuring: Shir Shomron
Photography: Eyal Landesman
Color: Todd Iorio at Resolution
© 2009 A Quarter Past Wonderful

"Her Morning Elegance" written and produced by Oren Lavie, from the Oren Lavie album The Opposite Side of the Sea
© 2009 A Quarter Past Wonderful/Adrenaline under license from Tuition



1234
Music video by Feist performing 1234
with Patrick Daughters, Geoff McLean
(C) 2007 Polydor (France)