quarta-feira, 9 de abril de 2008

Asa (Asha)




Fire in the mountain
Por Gui Campos


O carro-chefe do primeiro disco da franco-nigeriana Asa (pronuncía-se Asha), é a música "Fire on the Mountain". Já no começo, apenas com voz, violão e um pandeiro meia-lua, já se nota força. Talvez por sua voz grave bastante agradável, talvez por suas letras, sempre de contestação, que são como um grito por ajuda. Mas suas melodias agradam inclusive quem tem preguiça de "pregação".

Além disso, o videoclipe ficou bem interessante. Eles conseguem o efeito de que tudo está congelado da maneira mais simples possível: as pessoas páram como se brincando de estátua. Se prestar atenção você vai ver que as menininhas se mexem um pouco. Mas a maquiagem do vento no cabelo e na roupa e o cenário fazem toda a diferença e o clipe relativamente simples ganha um ar de superprodução. Além do que há outra coisa. Uma amiga comentou ao ver o videoclipe: "que legal, nunca tinha visto uma cantora gravar clipe de óculos". E é verdade, eu também não. Interessante.

Além dessa música, as demais do disco também são muito boas, numa levada metade reggae metade soul, tranquilas mas fortes, cantadas em inglês ou yorubá. Na sua página oficial pode-se escutar todo o CD clicando em Album.

É uma música meio viciante, e sem dar-se conta você já a estará ouvindo ao acordar, como toque de celular, quando entra no carro, enquanto trabalha ou estuda, no banho e na hora de dormir. Mas tudo bem, é sempre bom estar bem acompanhado...


Biografia
Asa nasceu em Paris, foi embora pequena para o seu país e depois voltou à França para fazer sucesso no mundo. Seus pais decidiram voltar à Nigéria, à cidade de Lagos, quando ela tinha apenas 2 anos de idade. Sua curta infância na capital francesa não passa de vagas lembranças.

Asa desde pequena cantava enquanto cuidava de seus irmãos. Preferia cantar que conversar, e improvisava todo o tempo, até o ponto em que sua mãe a fez parar. Cresceu entre as coleções desoul e música nigeriana do seu pai.

Aos 18 anos, frustada por ser recusada em corais por sua voz grave, decide participar de um show de talentos no rádio. Pela primeira vez a aplaudiram. E isso lhe deu força para matricular-se, em segredo, em um curso de música. Seis meses depois havia aprendido a tocar violão.

Vinte anos após sair de Paris, precisou voltar para ser reconhecida. Com medo de acabar virando um produto comercial ou uma sex-symbol, Asa recusou as ofertas de contrato, shows e dinheiro, por não aceitar que mudassem sua música. Conheceu um produtor em 2004, e seu primeiro single "Eyé Adaba" e em seguida "Jailer" começaram a ganhar atenção das rádios.

Só lança seu primeiro disco 3 anos depois, em 16 de outubro de 2007, pelo selo Naïve. Em meados de dezembro é escolhido "Album da semana" pela rádio BBC.